Localizada na deslumbrante Região do Douro Vinhateiro, usufrua dos nossos jardins e atividades e aproveite para conhecer alguns dos pontos turísticos e monumentos mais conhecidos da zona. Uma experiência inesquecível para partilhar em família e amigos.
Termas São Pedro do Sul
Conhecidas por serem uma das maiores estâncias da Península Ibérica, as Termas de São Pedro do Sul dão uso à sua água para diferentes fins, tais como o termalismo terapêutico e fisioterapia.
Utilizadas já pelos romanos para recuperação física, as termas têm vindo a ser modernizadas desde 1152.
Termas de Amarante
Inaugurada em 2019 nas margens do Rio Tâmega, esta Estância Termal é indicada para aqueles com doenças no aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. As propriedades destas águas têm sido referenciadas desde 1726 aquando o Aquilégio Medicinal de Francisco de Fonseca Henriques.
Termas de Caldas de Aregos
Situada junto ao Rio Douro, as águas das Termas das Caldas de Aregos são reconhecidas pelo seu valor terapêutico. Aqui são tratados problemas como doenças no sistema músculo-esquelético, de vias respiratórias e problemas reumatológicos.
Museu do Douro
Inaugurado a 20 de dezembro de 2008, no antigo edifício da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro”, o Museu do Douro nasce da necessidade de preservar e estudar os objetos materiais e imateriais típicos da identidade, cultura e desenvolvimento desta região.
Museu Municipal de Resende
Inaugurado num edifício construído durante os anos 30 do século XX, o Museu de Resende abriu portas ao público no ano de 2006. Este espaço tem como objetivo a divulgação do património da região, destacando-se as exposições de etnografia, arqueologia e do Rio Douro.
Museu Amadeo de Souza Cardoso
Fundado em 1947 no claustro do Convento de São Gonçalo, este Museu preserva a vida e a obra de Amadeo de Souza Cardoso, bem como as obras de outros pintores amarantinos, entre os quais António Carneiro e Acácio Lino.
Museu do Linho de Várzea de Calde
Situado perto da cidade de Viseu, o Museu do Linho tem com objetivo preservar a tradição do linho e da lavoura tradicional, típicas do local onde se insere. Este museu encontra-se numa antiga habitação, retratando assim as rotinas de trabalho e da vida desta aldeia.
Museu do Quartzo
Situado numa região em que a extração do quartzo foi uma das principais atividades económicas durante 25 anos, este Museu surge como um centro interativo de exploração do património geológico e natural da região.
Museu Grão Vasco
Situado no centro histórico de Viseu, o Museu Nacional de Grão Vasco foi fundado em 1916, para preservar e valorizar o património da cidade e as obras de Grão Vasco. O museu apresenta uma vasta coleção de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário e outras peças que vão do Românico ao Barroco.
Cavacas de Resende
Apesar de não haverem referências quanto à sua origem, as cavacas de Resende são, entre os doces, o bolo mais conhecido da região. Este pode ser encontrado em qualquer café, pastelaria ou restaurante.
Cereja
Conhecidas pelo seu sabor, as cerejas de Resende apresentam-se como um importante produto regional e fonte de rendimento para o concelho. É nesse sentido, que entre os finais dos meses de maio e julho é realizado o Festival da Cereja.
Peixe do rio
Pescado muitas vezes pelos proprietários dos estabelecimentos, o peixe do rio é um prato cada vez mais comum na região do Douro. Acompanhado com arroz de feijão e salada, os peixes podem variar entre o barbo, lúcio, perca, carpa e enguia.
Anho Assado
Apreciado em vários concelhos do país, o anho assado é um dos pratos típicos da região de Resende. É normalmente acompanhado com arroz e batata assada.
Penedo de São João
O Penedo de São João é um local de grande atenção na freguesia de Freigil, em Resende. A partir deste penedo granítico conseguimos uma verdadeira paisagem panorâmica sobre a linha do Rio Douro e Aregos. Para além da paisagem, é ainda possível encontrar vestígios de um antigo castelo medieval (muros, cerâmicas, etc).
Parque Fluvial de Porto de Rei
Conhecido como uma das praias fluviais mais procurados na época balnear, o Parque de Porto Rei, está equipado com um passadiço, piscina, praia fluvial, instalações de apoio, jardins e parque de merendas.
Serra de Montemuro
Situada entre os concelhos de Arouca, Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego, a Serra de Montemuro é um verdadeiro habitat natural. Inserida na Rede Natura 2000, os seus trilhos e percursos convidam os visitantes a conhecer um pouco da sua beleza.
Miradouro do Imaginário
A uma altitude de 145m e com o Rio Douro e os seus vales de fundo, o Miradouro do Imaginário é um ponto de paragem obrigatório para os que visitam Mesão Frio.
Praia Fluvial da Rede
Situada no Lugar da Rede e nas margens do Rio Douro, esta praia fluvial é sinónimo de tranquilidade. Dotada de café, casas de banho e parque de merendas, pode aproveitar a visita para praticar alguns desportos aquáticos.
Serra do Marão
Entre as minas do volfrâmio e as águas dos rios que a percorrem, a Serra do Marão é um espaço caracterizado pela sua biodiversidade. Coberta de trilhos e rotas, convida os seus visitantes a conheceram a região e a sua paisagem.
Caldas de Aregos
Esta região, conhecida pela sua estância termal, existe desde o século XII numa altura em que D. Mafalda mandou construir uma albergaria. A visita a esta região merece uma vista ao cais e um passeio na “Barca d’Aregos”, que liga as duas margens do Rio.
Quinta da Massôrra
Situada apenas a 4km da Vila de Resende, a Quinta da Massôrra dedica-se à produção de vinhos e outros produtos regionais, entre os quais, a cereja de Resende. Aqui, os seus visitantes são convidados a conhecer a quinta, bem como fazer provas de vinhos e dos seus produtos e participar em atividades agrícolas. Atividades sob marcação.
Cais da Quinta
Os passeios de barco são uma das principais atrações da Quinta Porta Caseira. Para que isso seja possível, a Quinta possui o seu próprio cais e barco dando a oportunidade que os seus visitantes marquem um passeio pelo Rio.
Rota do Românico
A Rota do Românico veio para preservar e promover o património românico existente na região do Tâmega e Sousa. Em Resende podemos encontrar o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, Igreja de São Martinho de Mouros, Igreja de Santa Maria de Barrô e a Ponte da Panchorra.
Percursos Pedestres
Sendo um local de grande beleza paisagística e cultural, o concelho de Resende possui uma vasta rede de percursos e rotas que traçam a região. Estas podem ser usadas para a pratica de exercício físico e para se descobrir a cidade.
Cruzeiro do Douro
Os Cruzeiros pelo Rio Douro são uma das atividades turísticas mais conhecidas da região. São várias as rotas existentes que permitem usufruir uma viagem pelo Rio Douro de forma a conhecer a região, as vinhas e a biodiversidade que aqui existe.
Fundação Eça de Queiroz
A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição sem fins lucrativos criada com o objetivo de divulgar e promover a obra de Eça de Queiroz, a educação e a cultura. Criada por Maria da Graça Salema de Castro em 1988, neste espaço podemos visitar um espaço museológico, uma biblioteca e um auditório.
Casa da Torre da Lagariça
Classificado como Imóvel de Interesse Público, este edifício é conhecido como local de inspiração de Eça de Queiroz no processo de escrita do romance “A ilustre Casa de Ramires”. A propriedade pode ser visitada conforme a autorização dos proprietários.
Convento de São Gonçalo
É a cerca de 50 minutos de distância do concelho de Resende que podemos encontrar o Convento de São Gonçalo, fundado em 1540 a mando de D. João III. Classificado como Monumento Nacional, destacam-se o órgão do século XVIII, a varanda dos Reis e a Torre Sineira.
Mosteiro de Salzedas
Classificado como Monumento Nacional e situado no seio de uma pequena população, o Mosteiro de Salzedas remete-nos os séculos XVII e XVIII, altura em que sofre remodelações. Este edifício está ligado aos monges cistercienses, nunca tendo sido terminado.
Igreja e Mosteiro de São João de Tarouca
Construído durante o século XII e ligado aos monges cistercienses, este mosteiro está classificado como Monumento Nacional. Este Mosteiro está ligado à história e cultura da região.
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Erguido em meados do século XVIII em honra de Nossa Senhora dos Remédios, este Santuário encontra-se no cimo do Monte de Santo Estêvão, em Lamego. Classificado como Imóvel de Interesse Público, destaca-se a escadaria, os painéis de azulejo e o retábulo-mor, em talha dourada.
Sé de Viseu
Começada a construir em pleno reinado de Afonso Henriques, a Sé Catedral de Viseu é um dos monumentos mais conhecidos da cidade. Junto ao edifício encontram-se o Museu Grão Vasco, a Igreja da Misericórdia e a zona histórica da cidade.
Torre dos Clérigos
Construída durante o século XVIII, a Torre dos Clérigos é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade do Porto. Do cimo deste edifício, pensado por Nicolau Nasoni, conseguimos uma vista panorâmica sobre a cidade e o Rio Douro.
Livraria Lello
Inaugurada em 1906, a Livraria Lello é um marco na história e arquitetura na cidade do Porto. Conhecida pela sua beleza, destacam-se os bustos dos mais importantes escritores portugueses.
Casa de Música
Desenhada por Rem Koolhaas, a arquitetura da Casa da Música é uma razões que torna este espaço uma das principais atrações da cidade. É possível visitar este espaço ao longo de todo o ano e participar nas várias apresentações por ele organizadas.